terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Início de Processo. Tom.

Segundo o Wikipedia:

Em música, tom pode ter vários significados:

  • Um tom ou como é mencionado em livros antigos de teoria musical: tono (que é o termo original encontrado nas literaturas teórico-musicais espanholas e italianas), é um intervalo utilizado na escala diatônica que corresponde à diferença de altura entre duas teclas brancas do piano quando há uma tecla preta entre elas ou ainda entre duas teclas pretas.
  • Tom pode se referir à nota em relação à qual se constrói uma escala diatônica no sistema tonal clássico.
  • Tom também se refere à altura de um som na escala geral dos sons.

-----

“Ou isso ou aquilo!
Ou Isso
outono
Ou isso ou Tom:
Que tom que é isso?
Ou é isso que é tom?
Mas parece que está tão
sem tom de Sol
Falta algo de Lá
O Sol resolveu se esconder
e deixar o seu Tom de
Dó, aqui.
Tom de Dó Maior.

Não tem harmonia
Ou isso ou Adiante
ai essa minha mania.
de ser toda hora
dissonante.

O tom que falta não está
nesses acordes
O tom que me cabe é a nota
suave
Como o barulho do mar
que a cada dia que passa
aprende o significado de
amar

Em ondas que se quebram
aqui dentro
Num dia de muito Sol
eu vejo esse amigo
Amigo Tonto esse Sol…
Foi por aí ver o que tinha atrás do
Monte Gelado
E se foi como águas correntes

Quem sabe um dia
essas águas desemboquem no mar
E aí eu vou te ver de novo!
Brilhando como o Sol e o Mar
Sol me Falta
Mas Tom sobre tom
não fico,

Tom eu sou.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário