domingo, 1 de fevereiro de 2015

Um dia de chuva em minha infância!!!

Quando o céu amanhecia chuvoso era certo que não poderia jogar futebol na rua, ir à piscina, subir em árvores ou andar de bicicleta, como faria num dia ensolarado. Para a maioria das crianças um dia chuvoso representava um dia inacabado de espera ou um dia perdido. 
Mas para mim nunca foi. 
Na rua da minha casa sempre teve muitas crianças, eram sempre umas dez brincando o dia inteiro. Tinham os mais velhos e os mais novos. Costumávamos nos encontrar na esquina da minha casa para iniciar a maratona de brincadeiras. Entretanto no dia chuvoooso e tenebrooooso...Era o dia de encontro lá dentro da minha casa!
O espaço era a “salona” um lugar que tinha um piso de madeira liso, um banheiro com pia de cobre (que naquela época falávamos que era ouro) e fazia um eco tremendo, pois não tinha móveis, a única coisa que tinha era um som de fita cassete e vinil. Nesta sala escutávamos aqueles vinis de historias e quando cansávamos era o momento de gravarmos a “Rádio Abobrinha” – não me lembro ao certo o que dizíamos nessa rádio e nem sei com quem ficou as fitas cassetes com a gravação completa de todos os episódios do programa.
O que me lembro de fato é que eu (como a caçula do grupo) tinha uma única função: falar “EPISODIO” e seu respectivo numero. Nesta época eu devia ter uns 6 ou 7 anos e os mais velhos uns 13 anos. A primeira vez que fui executar a função que a mim foi confiada estava nervosa, ensaiei uma voz, mas me esqueci de perguntar uma coisa fundamental – O que era episodio? E se dizia ePisodio ou eBisodio? Como todo mundo falava muito rápido eu resolvi não perguntar e falei do jeito que eu achava que era certo, então saiu de minha boca um tremendo “EBISÓDIO 1 – RADIO ABOBRINHA”, todos começaram a rir e eu não entendi o porquê, e isso se repetia em todos os outros EBiSÓDIOS que eu falava, só depois de muito tempo fui descobrir o porque de tanto riso...e assim também me explicaram o que significava esse tal palavrão - episodio.
Quando a chuva parava ou diminuía, era o momento mais esperado, todos corriam pegar suas bicicletas (quem não tinha ia na garupa ou acompanhava a pé). As meninas pegavam a sua Barbie, quem tinha mais de uma emprestava para os meninos (com algumas ressalvas que depois explico quais eram) 
 Era o momento do grande rally. 
Atrás da minha casa tinha uma plantação de soja muito grande e no meio tinha umas trilhas de barro que ficavam todas cheias de poças. Lá passávamos com a bicicleta para jogar lama propositalmente nos outros, as Barbies faziam daquelas poças lameadas suas piscinas e lá ficávamos até entardecer.
Ah! Lembram das ressalvas que as meninas faziam quando emprestavam suas Barbies para os meninos? Eram as seguintes:
1 – devolve-las inteiras.
2- lava-las depois, principalmente o cabelo.
3 – pentear o cabelo.
4 –  devolve-las cheirosas.

Todo esse procedimento acontecia na torneira do lado de fora da minha casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário